O Centro de Artes
O Centro de Artes é um espaço de cultura artística, funcionando desde 1978 em Brasília-DF. Instalado na Rua 01 no lote 25 na Vila Telebrasília, ocupa todo o andar térreo e parte do primeiro andar, do edifício com amplas salas. Hoje constitui um ponto de referência, para todos aqueles interessados nas artes visuais e artesanais.
Com diversos cursos, o Centro de Artes vem formando pessoas para o mercado das artes ou para trabalhar independentemente, como artistas plásticos na qualidade de pintores, escultores, ceramistas ou desenhistas.
Ao longo dos anos de sua atividade, o Centro de Artes formou centenas de alunos que hoje constituem a grande maioria dos artistas plásticos do Distrito Federal.
O Centro de Artes é coordenado pela professora e artista plástica Gildred Nascimento.
As oficinas
Cada oficina desenvolve um minicurso prático de uma técnica, sempre orientado por um professor especializado com auxilio de assistente. Existem várias oficinas e cada uma delas vai ensinando como se deve proceder passo a passo até chegar ao resultado final.
Studio Art Moreira D’Azevedo
O espaço cultural Studio Art MD’Azevedo organiza exposições individuais e coletivas; promove conferências, palestras, workshops, recitais de músicas, sessões de vídeos.
O espaço funciona em parceria com a amartscuradoria, da artista plástica e curadora Ana Monteiro.
Objetivos e tendências
O Centro de Artes tem como objetivo a permanente defesa e manutenção das artes. Aumentar cada vez mais o interesse pela cultura e pela a arte.
Educar a visão; desenvolver a habilidade manual, a criatividade, a imaginação, as técnicas do desenho e da pintura, a expressividade das formas e todo o conjunto de regras de composição que são necessárias para a formação de imagem.
A escola orienta e ensina como desenhar, pintar, com as diversas técnicas, mas não impõe conceitos estéticos, modismo ou vanguardas. Cada aluno pode e deve seguir seus critérios e se exprimir livremente, com total liberdade. As técnicas aprendidas lhe servem de base, ou melhor, dão asas para poderem voar, mas sabendo servir-se de suas próprias asas.
Nenhuma escola no mundo cria artistas. O artista é o resultado de um esforço levado em frente por uma vontade própria.